quinta-feira, 21 de março de 2013

Brasil vai inaugurar mais de 250 quilômetros de BRT em 2014

27/02/2013 - Revista NTu

Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre pretendem iniciar novas operações em sistemas BRT nos próximos meses. Até 2016, mais mil quilômetros devem ser implantados

Do projeto abstrato às pis tas concretas. Após qua tro anos do lançamento do Programa de Acelera ção do Crescimento "PAC Copa do Mundo", é assim que, em breve, sete cidades brasileiras, que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, poderão resumir os longos meses de investimentos na moderna, efi ciente e sustentável mobilidade ur bana tão sonhada pelos brasileiros.

Desde 2009, o Governo Federal já disponibilizou R$ 51 bilhões para a infraestrutura do transporte público e da mobilidade urbana de forma geral. Os recursos foram disponibi­lizados por meio dos PACs Copa do Mundo, Mobilidade Grandes Cida des e Mobilidade Médias Cidades. Hoje, parte dessa verba está sendo utilizada na implantação de corre dores exclusivos de ônibus e siste mas rápidos de ônibus, os conheci dos BRT (Bus Rapid Transit).

Até 2014, a previsão é de inaugurar cerca de 250 quilômetros de novas linhas de BRT nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curiti ba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Até 2016, 25 cidades brasilei ras estarão com o foco na implanta ção desses sistemas que prometem revolucionar a mobilidade urbana nessas cidades e inspirar outras ci dades a investirem nessa solução.

No total, serão 113 projetos, sendo 53 de BRT com 697 km de extensão e 60 de corredores exclusivos, que somarão 575 km. Juntos, esses pro­jetos totalizam 1.272 km de vias para os ônibus circularem livres e com eficiência. Serão nove mil veículos BRT, operando em 442 estações e 60 terminais. Tudo isso em benefício de mais de 57 milhões de brasileiros.

BRASÍLIA

Mesmo não estando no cronogra ma das obras de mobilidade urba na para a Copa de 2014, a capital federal tem previsão de finalizar as obras do Expresso DF, sistema que ligará as regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Park Way ao Plano Piloto - centro de Brasília- até dezembro de 2013. Com 43 km de extensão, o sistema terá capacida de diária de transportar cerca de 200 mil passageiros. Ao todo, serão 15 estações com embarque em nível e 15 passarelas para a segurança de travessia dos pedestres.

Quando em operação, o BRT do Distrito Federal prevê uma redução no tempo de viagem de 90 para 40 minutos. O monitoramento da frota, feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO), ajudará no con trole do tempo do percurso e tam bém em casos de emergências. O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de en­contro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (terminal Asa Sul e rodoviá ria do Plano Piloto).

BELO HORIZONTE

Outros projetos que estão em dia e devem ser inaugurados no primei ro semestre de 2014 são os de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A cida de toca quatro obras de BRT previs tas na matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo.

As quatro obras são: corredor Antô nio Carlos/Pedro I, corredor Carlos Luz/Pedro II, corredor Área Central e corredor Cristiano Machado. Serão 41,6 quilômetros com mais de 60 es tações e cerca de 420 ônibus. A de manda diária estimada é de 750 mil passageiros em todos os corredores.

CAPITAL MINEIRA VAI INAUGURAR MAIS DE 40 KM DE CORREDORES EXCLUSIVOS PARA ÔNIBUS

O caso de Belo Horizonte é tão po­sitivo que foi usado recentemente como exemplo pelo juiz federal Mar llon Sousa em uma decisão contra as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá (MT), que visava a construção e implantação do modal. Na decisão, o magistrado destacou que, se Belo Horizonte, que tem 2,4 milhões de habitantes, adotou o BRT, não há justificativa para Cuiabá es colher o VLT, que é um modelo mais oneroso para o poder público.

Segundo o diretor-presidente da BH Trans, Ramon Victor César, em cada corredor o sistema contará com li nhas expressas e paradoras. Haverá ainda linhas interligando os corredo res de BRT com os demais da cidade. "O BRT será expandido progressiva mente para outros corredores que justifique a implantação de média/alta capacidade, conforme previsto no Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte. Estamos concluin do o projeto na avenida Pedro II e o próximo a ser desenvolvido será o da avenida Amazonas. O plano prevê que toda a rede seja implantada até 2020", afirma César.

CURITIBA

Cidade pioneira na concepção dos sistemas BRT, Curitiba, vai expan dir a Linha Verde, o BRT brasileiro mais conhecido do mundo. O cor redor, que hoje possui 22 km em sua extensão, já está em fase de construção de mais 3 km. O pro jeto também contempla o fecha mento lateral das estações tubos com vidros de película interna, ca paz de reduzir a incidência de luz solar e aumentar o conforto térmi co. As estações possuem sistemas de captação de águas de chuva, que serão utilizadas para a limpe za das instalações.

Com recursos do PAC da Copa e contrapartidas, a extensão da Li nha Verde Sul tem custo estimado de R$ 15,5 milhões e previsão de ser entregue à população até maio de 2014, conforme ofício entregue em dezembro de 2012 pela prefeitura da capital paranaense ao Ministério das Cidades. Por falta de repasse de recursos, as obras haviam sido paradas, mas foram retomadas em janeiro de 2013.

Atualmente, Curitiba opera com uma rede de transporte totalmente inte grada formando um sistema comple to de BRT com 81 km de extensão de corredores e ainda com a previsão de inauguração – em maio de 2014 – do Corredor Aeroporto Rodoviá ria (15 km) e a reforma do Corredor Avenida Cândido de Abreu (1,1 km).

FORTALEZA

A prefeitura de Fortaleza, no Ceará, criou recentemente uma secretaria especial para a Copa do Mundo. A cidade deve receber dois jogos da seleção brasileira no Mundial. O órgão vai acompanhar as obras e tentar resolver os problemas de lo­gística que envolvem a criação dos corredores exclusivos para a im plantação dos sistemas BRT.

Em um mês, a secretaria iniciou o acompanhamento semanal dos ór gãos, instituições e empresas en­volvidas. "Entre eles, estão o des­locamento de linhas telefônicas, postes de iluminação pública e gás que não estavam previstos nem no projeto inicial nem no orçamento", explica o secretário recém-nomea do Domingos Neto. As obras agora se concentrarão nas etapas de alar­gamento, terraplanagem, pavimen tação, urbanização, paisagismo e sinalização de vias.

Na capital cearense, são quatro projetos de BRT nas avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha, Alberto Cra­veiro e Raul Barbosa, que totali zam 20 quilômetros de extensão. Serão 52 novas estações com de manda diária estimada em 245 mil pessoas no total. Nos horários de pico, cada corredor atenderá a uma demanda concentrada que varia de 6 a 11 mil pessoas.

Segundo Domingos Neto, o projeto foi pensado não só para atender a rede hoteleira e turística, mas para facilitar o deslocamento em toda a cidade, deixando um legado para as próximas gerações. "As vias que dão acesso à região onde se loca liza o setor hoteleiro, o aeroporto e o estádio Castelão estão nesse fluxo. Também estão regiões muito afetadas por congestionamentos. Tratam-se de vias que ligam os lo cais de maior fluxo, onde as pes soas trabalham, aos bairros dormi tórios. O legado fica para a cidade, sem dúvida", explica.

RECIFE DEVE INAUGURAR O BRT NORTE/SUL PARA BENEFICIAR 180 MIL PESSOAS

RECIFE

Os projetos dos três sistemas BRT previstos para a cidade de Recife fa zem parte das obras de infraestrutu ra de mobilidade urbana destinadas à Copa do Mundo de 2014. Juntos, somam cerca de 50 quilômetros de vias exclusivas para ônibus. Ao longo de todo o sistema, serão im plantadas ciclovias com o objetivo de estimular a integração com o transporte público. Os corredores previstos para serem entregues até o Mundial são o Norte/Sul, o Leste/Oeste e o Corredor Ramal da Copa.

O corredor Norte/Sul conta com dois trechos, sendo o primeiro já em obra com 33,2 km (de Igarassu até o Centro da Cidade), previsto para se tembro de 2013, e com investimento de R$ 151 milhões. Esse trecho terá 33 estações e vai beneficiar cerca de 180 mil passageiros por dia quando estiver concluído. O segundo trecho, do Tacaruna até o Terminal de Joana Bezerra, cerca de 4,8 km de exten são, terá sua obra iniciada ainda nes te trimestre e contará com 9 esta ções de embarque e desembarque. O investimento para esse trecho é de R$ 110 milhões. A obra será en tregue em dezembro de 2014.

O corredor Leste/Oeste, previsto para fevereiro de 2014 terá 12,3 km de extensão e um investimento de R$ 145 milhões, beneficiando a re gião metropolitana de Recife, por meio da interligação da Avenida Caxangá à Cidade da Copa. Isso será feito por meio da UR-7, em São Lourenço da Mata, onde o BRT atenderá o terminal e a estação de metrô a serem inaugurados.

Outro corredor que ficará pronto até 2014 será o Ramal da Copa. Com investimento de R$ 131 mi lhões, o Ramal tem 6,3 km de ex tensão e também vai operar com o sistema BRT ou o Transporte Rápido por Ônibus (TRO), como é chamado em Recife. Sua principal função é levar à população usuá ria de ônibus até a Arena da Copa. Sua primeira fase (ramal interno) será entregue em abril de 2013. Em junho, para a Copa das Confedera ções, outro trecho estará concluído e em dezembro deste ano, todo o Ramal será entregue. Serão benefi ciados 20 mil passageiros/dia.

RIO DE JANEIRO

Outra cidade que está com os pro jetos adiantados visando melhorias de mobilidade tanto para os even tos esportivos quando para a popu lação é o Rio de Janeiro. Em 2012, foi inaugurado o BRT Transoeste com 31 estações. O corredor tem 56 km de extensão total e liga a Bar ra da Tijuca à Santa Cruz e Campo Grande com capacidade para trans portar 220 mil passageiros por dia.

BRT TRANSCARIOCA TERÁ UMA PONTE EXCLUSIVA PARA OS ÔNIBUS.

A previsão é que até agosto deste ano o corredor esteja funcionando completamente com as 53 esta ções previstas. Até agora, o projeto já atingiu o objetivo de reduzir pela metade o tempo de viagem do ca rioca nessa região. Além do Tran soeste, o Transcarioca também está previsto para ser concluído em 2013. A linha terá 41 km de extensão, 46 estações e capacidade máxima para transportar 400 mil pessoas por dia.

O BRT Transcarioca vai ligar o Ae roporto Internacional Antônio Car los Jobim até a Barra da Tijuca, passando pela Penha e a Ilha do Governador. Nesse trecho, está sen do construída a Ponte Estaiada da Ilha do Governador, que será usada exclusivamente pelos ônibus. Serão 400 metros de ponte construídos ao lado do atual acesso sobre a Baía de Guanabara.

A expectativa é de grande redução no tempo de viagem. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, o trajeto entre a Ilha do Governa dor e Santa Cruz, que é de até três horas em horário de pico, poderá ser feito em 50 minutos com os no vos corredores.

O diretor de Comunicação e Marke ting da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Esta do do Rio de Janeiro (Fetranspor), Paulo Fraga, lembra que essa rapi dez do deslocamento é o que faz do BRT um exemplo mundial para solução em transporte. "Na verda de, o BRT é uma tendência mundial. Hoje, se você for parar para analisar, os grandes projetos de mobilidade urbana no mundo estão focados no BRT. E, se você for comparar, o cus to para implantação da malha ferro viária e metroviária é muito alto. Por isso, o BRT é tão viável", justifica.

PORTO ALEGRE

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é mais uma cidade que está melho­rando sua mobilidade urbana por meio do BRT. A capital já possui três corredores - Protásio Alves, Bento Gonçalves e João Pessoa -, que serão modernizados e um novo corredor, o Padre Cacique, será im plantado. Juntos, esses corredores farão parte de um sistema tron co-alimentador formando uma rede estrutural destinada a racionalizar e integrar o sistema de transporte público coletivo da cidade.

A cidade reinaugura até agosto des te ano os corredores adaptados para BRT João Pessoa, Protásio Alves e Bento Gonçalves. O projeto com os três corredores prevê 17,2 quilôme tros somando custos no valor de 199,5 milhões com desapropriações.

PORTO ALEGRE ESTÁ MODERNIZANDO OS CORREDORES EXCLUSIVOS PARA INAUGURAR BRT NESTE ANO

Na Avenida Bento Gonçalves a ade­quação será entre os terminais Aze nha e o Terminal Antônio de Carva lho, numa extensão aproximada de 6,5 km, e com previsão de 12 esta ções de embarque e desembarque.

O corredor da Avenida Protásio Alves está localizado entre a Rua Sarmen to Leite e a Rua Saturnino de Brito numa extensão de aproximadamente 7,5 km, com previsão de 14 estações de embarque e desembarque.

Já o corredor da Avenida João Pessoa terá a adequação no tre cho compreendido entre a Avenida Azenha e Avenida Salgado Filho com extensão aproximada de 3,2 km, com previsão de 8 estações e 1 estação de integração multimodal.

DE OLHO NAS OBRAS

A NTU lançou em 2012 o projeto BRT Brasil no intuito de acompanhar a im plantação desses projetos no Brasil. O monitoramento é realizado por uma rede técnica, composta por profis sionais das empresas de transportes associadas e dos órgãos públicos envolvidos nas implantações do BRT. Essa rede alimenta o banco de dados da NTU, que pode ser consultada em www.brtbrasil.org.br.

O presidente da NTU, Otávio Cunha, lembra que em todo o Brasil serão 1.272 quilômetros de corredores. Isso representa investimentos pri­vados em veículos e sistemas in teligentes com monitoramento da operação em tempo real, por GPS, e gerenciamento por meio do Cen tro de Controle Operacional (CCO). "Estamos falando em R$ 8 bilhões de investimentos privados, 521 esta ções e 60 terminais", ressalta.

Cunha destaca que a priorização do transporte público coletivo em detrimento do individual é a solu ção para melhorar a mobilidade nas cidades. Ele lembra que é possível, num sistema BRT, com ônibus arti culados e biarticulados, atingir de mandas de 40 a 45 mil passageiros por hora e por sentido. "Poucos metrôs no mundo operam com essa capacidade. Você consegue melho rar muito a qualidade do transporte e as viagens vão ser muito mais rá pidas", aponta.

A qualidade, eficiência e seguran ça, aliados à maior velocidade co­mercial, vai estimular o usuário do transporte público individual moto rizado a migrar para esse sistema. A expectativa é que haja uma trans ferência em torno de 20% para o transporte coletivo. "O BRT é uma invenção brasileira que ganhou o mundo, presente em mais de 145 cidades. O maior conforto e a rapi dez proporcionados pelo BRT cer tamente convencerão o usuário do automóvel a usar o transporte pú blico como uma boa opção de des­locamento", opina.


GANHOS DE MOBILIDADE

Os projetos de mobilidade contribuirão para a melhoria dos principais indicadores de qualidade do transporte público. Entre eles:

Aumento de 2% ao ano dos passageiros transportados;
Transferência superior a 20% das viagens do transporte individual para o coletivo;
Redução de 40% no tempo de viagem;
Aumento de 78% na velocidade média nos corredores;
Aumento significativo de confiabilidade dos serviços.

Fonte: NTU / Portal da Transparência do Governo Federal / Consórcio BRT-Sul *Estimativa.

Fonte: Revista NTU Urbano - Jan/Fev 2013