Histórico
Em 1986 circulavam no Brasil cerca de 700 ônibus Padron e quase 100 articulados. Segue uma amostragem da frota nas principais capitais:
CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos – São Paulo
270 Padron Volvo B 58
23 Padron Scania K 112
Viação Bola Branca – São Paulo
2 articulados Volvo B 58 E
CTC - Companhia de Transportes Coletivos – Rio de Janeiro
126 Padron Volvo B 58
TRANSURB – Empresa de Transportes Urbanos de Goiás
46 Padron Volvo B 58
4 articulados Scania B 111
CTU – Companhia de Transportes Urbanos - Recife
15 Padron Volvo B58
TCB – Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília
20 articulados Scania B 111
Auto Viação Pioneira – Brasília
10 articulados Scania B 111
Auto Viação Nossa Senhora do Carmo – Curitiba
10 articulados Volvo B 58 E
Sociedade de Ônibus Portoalegrense – Porto Alegre
10 articulados Volvo B 58 E
Sudeste Transportes Coletivos – Porto Alegre
30 articulados Volvo B 58 E
AVA – Auto Viação Americana – Americana-SP
2 articulados Scania B 111
2 articulados Volvo B 58 E
Viação Forte Ltda. - Ananindau-PA
4 articulados Volvo B 58 E
Em janeiro de 1988, o presidente José Sarney extingue a EBTU e o Geipot.
REFERÊNCIAS:
Comissão de Estudo de Ônibus da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP. Relatórios Técnicos do VI Congresso Nacional de Transporte Público. 1987.
TELLES, Adilson. Linhas Expressas. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 06 abril 1990. p.14.