quarta-feira, 25 de maio de 2011

Começa no Rio encontro internacio​nal de BRTs

25/05/2011 - Agência Rio

A Embarq – Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro e patrocínio da Fetranspor, promove o Workshop “Marketing BRT, como atrair e cativar usuários” nestas quarta (25) e quinta-feiras (26) no Centro de Convenções Sul América.

O evento é a primeira reunião de gestores de sistemas BRT (Bus Rapid Transit ou Sistemas de Ônibus Rápidos) das Américas, com representantes das cidades de Washington, Los Angeles e Nova York e da empresa Fedex (EUA), Bogotá e Pereira (COL), Leon (MEX) e Santiago (CHI).

Eles irão dividir suas experiências no lançamento e operação de seus sistemas com o público formado por prefeitos, secretários de transporte, equipes técnicas e de comunicação do setor, além de associações de operadores.

“A implantação bem sucedida de um BRT também depende de um competente trabalho de marketing, que o descole do tradicional serviço de ônibus urbano, com múltiplas linhas sobrepostas, torne simples e acessível sua utilização pelo usuário e construa uma imagem positiva para o sistema”, fundamenta o presidente da Embarq-Brasil, Luis Antonio Lindau.

Durante o Workshop, a Embarq fará o lançamento mundial do seu manual de marketing para BRT, com o título “Daqui para lá”. Os sistemas de ônibus rápidos foram escolhidos por muitas cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014, entre elas o Rio de Janeiro, que também elegeu o sistema para eixo de transporte dos Jogos Olímpicos.

Até 2016, o município será dotado de uma rede racionalizada de transporte público com quatro sistemas Bus Rapid Transit: TransOeste (Santa Cruz - Barra da Tijuca), TransCarioca (Barra da Tijuca - Aeroporto Internacional), TransOlímpica (Recreio - Deodoro) e TransBrasil (Trevo das Missões - Centro).

“Estamos a um ano da implantação do primeiro trecho do TransOeste, o primeiro dos BRTs projetados pela Prefeitura do Rio. Esse ambiente de troca de experiências, de se compartilhar erros e acertos com outras cidades é de importância estratégica para o município", defende o secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

MS