quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Primeiro ônibus elétrico híbrido a etanol está pronto para a Cúpula do Mercosul

16/12/2010 - Jornal O Farol

Foto: Márcio Massakiti/Itaipu Binacional - Protótipo foi desenvolvido pela Itaipu e empresas parceiras e será utilizado pela primeira vez pelo presidente Lula.




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Itaipu e empresas parceiras desenvolveram, em apenas quatro meses, o primeiro ônibus elétrico híbrido com motor a combust&at ilde;o movido a etanol (OEHE) do mundo. O protótipo integra o Projeto Veículo Elétrico (VE), da binacional, e será utilizado pela primeira vez nesta quinta-feira (16), quando passageiros subirão a bordo do ônibus. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 11 chefes de Estado da América do Sul, participantes da 40ª Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados – Cúpula Ñandeva, que acontece em Foz do Iguaçu até sexta-feira (17).

Neste curto período, os especialistas passaram pelas etapas de conceituação, desenvolvimento, construção e validação do OEHE. O protótipo permite aliar a alta eficiência do motor elétrico com os benefícios ambientais do etanol. O objetivo é contribuir com a redução dos gases geradores do efeito estufa e otimizar a diversificação do uso de energia limpa e renovável. 

A iniciativa também pretende motivar o desenvolvimento de veículos ambientalmente corretos para utilização na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Parceria

Cada empresa parceira do projeto foi responsável por um componente específico para a construção do veículo. A Eletra coordenou as principais etapas do projeto, desde os acertos contratuais até a entrega do ônibus para Itaipu. A Mitsubishi Motors do Brasil forneceu o motor a combustão V6, de tecnologia flexfuel. No caso do OEHE, é utilizado exclusivamente o etanol, combustível renovável proveniente de biomassa que captura dióxido de carbono durante o crescimento da planta (cana-de-açúcar).

Os ajustes necessários para o perfeito funcionamento do motor a combustão no OEHE foram feitos pela Magnet Marelli, empresa fornecedora do sistema de injeção eletrônica dos motores Mitsubishi com tecnologia flexfuel.

O motor a combustão interna fornece energia mecânica ao gerador elétrico fornecido pela WEG Equipamentos Elétricos, que participou também com o fornecimento do motor elétrico refrigerado a água e com o inversor de tração equipado com frenagem regenerativa, equipamentos especialmente desenvolvidos para esta aplicação e vitais para o bom funcionamento do veículo.

A carroceria foi construída pela Mascarello, utilizando a configuração interna de ônibus urbano Low Entry. Porém, sempre privilegiando o conforto e a segurança dos usuários, além da adequação para receber todos os equipamentos elétricos e mecânicos necessários em um veículo híbrido.

O chassi fornecido pela Tutto Trasport faz o papel de estruturação do veículo, oferecendo muito conforto aos usuários a partir da suspensão pneumática, que pode ser rebaixada para melhorar o acesso dos passageiros ao interior do veículo.
O sistema eletrônico de ar-condicionado fornecido pela Euroar tem papel essencial e fundamental, já que o OEHE não tem janelas, seguindo as tendências mundiais de design e aerodinâmica.

Com t odos os comp onentes funcionando em perfeito sincronismo, o OEHE demonstra ser um veículo confortável e com baixos níveis de emissão de ruído e de gases poluentes. O desempenho energético foi otimizado pelo fato de as baterias de cloreto de sódio possibilitarem o recarregamento por meio de tomadas convencionais de 220 V.

O recarregamento das cinco baterias é feito em um tempo máximo de 8 horas e, quando carregadas, fornecem tensão de 600V e corrente de 32Ah, tendo como resultado uma capacidade de armazenamento energético de 100 kWh. A autonomia calculada é cerca de 300 km, considerando a operação em percurso típico de corredor.

Descri ção de Funcionamento 

Durante as acelerações, o sistema eletrônico de controle autoriza o motor elétrico de tração a utilizar a energia proveniente do gerador elétrico e das baterias para colocar o veículo em movimento.

Nas condições de veículo parado, descidas ou velocidade de cruzeiro, o gerador elétrico não fornece energia para o sistema de tração, pois o sistema de gerenciamento de energia identifica uma condição de baixa requisição carga e direciona a energia excedente para recarregar as baterias.

Nas frenagens, o motor elétrico se transforma em um gerador e parte da energia cinética do veículo é recuperada para recarregar as baterias. Este função é conhecida como “Frenagem Regenerativa”.

A combinação das duas formas de recarga proporciona o acréscimo na autonomia do OEHE, dependendo do perfil topográfico e da forma de condução do veículo
O OEHE pode ser operado também no modo puramente elétrico, ou seja, a tração será alimentada somente pelas baterias de tração desde que estas tenham sido carregadas previamente em uma tomada convencional 220 V. Nesta condição, o veículo tem autonomia máxima de até 60 km.

Em condições de emergência, o OEHE também esta apto a operar somente com a energia proveniente do grupo gerador composto pelo motor a combustão e o gerador elétrico. Nestas condições, o desempenho será limitado em função da potência disponível no sistema. 

Desta forma, OEHE está pronto para atender a demanda do transporte brasileiro de forma limpa e segura, oferecendo alto nível de tecnologia embarcada.

Ficha Técnica

Chassi
• Fabricante: Tutto
• Tipo: Low entry 13 metros 
• Numero de eixos: 3

Carroceria
• Fabricante: Mascarello
• Tipo: Gran Via – Low entry
• Numero de portas: 3
• Capacidades:
o Passageiros sentados: 34 mais cadeirante
o Passageiros em pé: 57
• Iluminação interna e externa: com LED’s
• Acessórios:
o Monitor de LCD 22”
o Ar condicionado
o Tomadas internas de 127Vac/60Hz

Grupo motor gerador - Motor de combustão interna
• Fabricante: Mitsubishi
• Tipo: 6G74
• Combustível: Gasolina e Álcool (FLEX)
• Cilindros e cabeçote: V6/ 24 válvulas / SOHC
• Cilindrada: 3.497 cc
• Alimentação: Injeção eletrônica multiponto seqüencial
• Potência à 3600rpm contínuo: 125Kw
• Torque máximo (k gf.m@rpm) Álcool: 33,5 @ 3500
&a mp;bu ll; Peso (kg): 193.

Grupo motor gerador - Gerador
• Fabricante: WEG
• Modelo: GTA 200
• Tipo: Síncrono tipo “Brushless”
• Potência nominal (kVA): 130
• Rotação (RPM): 3600 

Baterias de tração
• Fabricante: Zebra – Fornecedor Itaipu
• Tipo/modelo: Z37-620-ML3X-32.
• Capacidade (Ah): 32
• Energia (kWh): 19,8
• Máxima corrente de descarga (A): 112

Inversor de tração/DBW frenagem (Dynamic Break WEG)
• Fabricante: WEG
• Tipo: CFW-09 0533
• Controle: Vetorial com encoder
• Tensão de entrada (Vdc): 400 à 750
• Corrente nominal (A): 533
• Sobrecarga por 1 minuto (A): 799.5

Mot or elétrico de tração
• Fabricante: WEG
• Tipo: Assíncrono trifásico para tração
• Potência Nominal (kW): 165 
• Potencia máxima por 1 minuto (kW): 330 
• Numero de pólos: 04 
• Rotação Base e Máxima (RPM): 1800 / 3600
• Modo de resfriamento: água
• Forma construtiva: B3E 
• Carcaça: 250L

Inversor sistema auxiliar
• Fabricante: WEG
• Tipo: CFW-09 0030
• Controle: PWM senoidal
• Tensão de entrada (Vdc): 400 a 750
• Corrente nominal (A): 30

Aparelho de ar condicionado
• Fabricante: Euroar
• Tipo: E140 T
• Potencia (BTU’s/H): 140.000
• Fluido refrigerante: R134a (3,9kg)
• Vazão de ar no salão: 5400m³/h
• Ruído (dB A): <67

Crédito da foto: Márcio Massakiti/Itaipu Binacional