sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ônibus urbanos com internet sem fio e de graça


30/8/2010


Foto:
Acessar internet em ônibus urbano e de graça. O serviço já é realidade para passageiros de algumas cidades do Rio Grande do Sul. Em Bagé, por exemplo, duas linhas oferecem esse tipo de comodidade. Há outra em Santa Cruz do Sul e, ainda, em uma linha intermunicipal que liga Santa Cruz do Sul a Venâncio Aires.

Para se conectar à internet é preciso apenas ter um notebook com placa de rede sem fio (wi-fi) e detecção automática de IP. Os veículos da empresa Stadtbus Transportes que contam com o serviço possuem roteador wireless (sem fio) e internet 3G.  Assim, quem pega o veículo pode trabalhar, estudar ou aproveitar o tempo da viagem para se divertir na rede mundial de computadores.

“A demanda surgiu a partir de uma linha que é bastante utilizada pelos universitários aqui de Santa Cruz do Sul. Muita gente anda no ônibus com notebook e smartphone e nós vimos aí uma nova oportunidade. O objetivo é oferecer um diferencial para os passageiros”, conta o coordenador de comunicação da empresa, Cristiano Machado.

Em Santa Cruz do Sul, a internet gratuita em ônibus está disponível desde 2009. Em julho deste ano, os veículos de Bagé passaram a oferecer o serviço. “Estamos em fase de testes para também disponibilizar a internet em vans que fazem o transporte de transfer entre Santa Cruz do Sul e Porto Alegre”, acrescenta Cristiano.

A empresa analisa se há necessidade de expandir a oferta de internet sem fio para o restante da frota, que gira em torno de 80 veículos. Para cada ônibus são gastos cerca de R$ 2 mil para instalar o equipamento necessário, além de R$ 100 mensais pela internet 3G. No entanto, a empresa garante que isso não vai acarretar no aumento da passagem.

A procura pelo serviço é crescente. Além dos estudantes universitários, alunos de uma escola pública da cidade que participam do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação, também aproveitam o sistema para se conectar durante o percurso de casa para a sala de aula.

Diferencial

A tecnologia no transporte terrestre está em expansão pelo país. “É um sucesso. A ideia foi muito bem aceita pelos passageiros. Esse ramo é muito competitivo, por isso precisamos investir para atrair novos clientes e consolidar os que já temos”, conta o gerente comercial da Expresso Unir, Murilo Sérgio Nogueira Soares. A empresa é responsável pela conexão entre a cidade de Belo Horizonte e o Aeroporto de Confins, e começou a disponibilizar a internet sem fio há três semanas.

A iniciativa é pioneira na capital mineira. Por enquanto, apenas os 15 ônibus que fazem a linha executiva contam com o dispositivo, mas até dezembro a empresa pretende expandir para os outros 17 veículos que fazem parte da linha convencional.

O sistema está em fase de aperfeiçoamento e tem como objetivo garantir o conforto das pessoas. “Esse público é exigente. E é por isso que estamos aprimorando o serviço”, afirma Murilo.

Empresas do setor de transporte rodoviário também planejam implementar a tecnologia gratuita para seus clientes. Atualmente, há algumas que atuam sob o regime de fretamento e com ônibus de turismo que já oferecem a novidade. Em tempos de globalização, ninguém quer ficar desconectado. As empresas perceberam isso e estão investindo na área.

A Viação Itapemirm realizou testes em alguns de seus ônibus, no início de 2008, para oferecer internet sem fio para seus passageiros. Apesar de resultados satisfatórios, a ideia ainda não foi pra frente devido aos custos para implementar o projeto na época. Mas, nem por isso, está fora dos planos dos dirigentes da companhia.


Aerton Guimarães
Redação CNT